Campeonato terá início em 2025 nos EUA, com 32 equipes; Copa Intercontinental também é anunciada, com estreia em 2024
PAOLA FERREIRA ROSA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Em reunião antes das semifinais da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2023, realizada em Jidá, na Arábia Saudita, o conselho da federação internacional decidiu que a primeira edição do novo Mundial de Clubes será disputado por 32 equipes em 2025, nos Estados Unidos.
A competição contará com participantes de cada uma das seis confederações, e sua estreia será realizada de 15 de junho a 13 de julho.
As informações foram divulgadas neste domingo (17).
A data foi escolhida para garantir que a realização do torneio esteja alinhada com o calendário de jogos internacionais, considerando um intervalo mínimo de três dias de descanso entre os jogos para o bem-estar dos jogadores, segundo a Fifa.
O Mundial seguirá o mesmo formato da Copa do Mundo Fifa 2022 e da Copa do Mundo Feminina Fifa 2023, com a exceção de que não haverá a disputa pelo terceiro lugar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O torneio terá uma fase de grupos composta por oito grupos de quatro equipes, jogando em um único jogo round-robin; as duas melhores equipes de cada grupo avançam para as oitavas de final; uma fase eliminatória direta em uma única partida, das oitavas de final até a final; sem disputa pelo terceiro lugar.
A metodologia de classificação padrão de clubes terá como base os seguintes parâmetros: 3 pontos por uma vitória; 1 ponto por empate; 3 pontos por avançar a cada fase da competição.
No caso dos clubes europeus, os princípios metodológicos pré-existentes serão aplicado excepcionalmente para determinar a classificação dos clubes europeus para o Mundial de 2025.
A decisão foi tomada uma vez que já foram concluídas três temporadas completas e uma fase de grupos completa da quarta temporada da Liga dos Campeões, que a Uefa dispõe de um sistema de coeficientes de clubes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A metodologia aprovada para o ranking das equipas europeias compreende 2 pontos por uma vitória; 1 ponto por empate; 4 pontos for classificação à fase de grupos; 5 pontos for classificação às oitavas de final; 1 ponto por classificação a cada fase seguinte da competição.
Com base nos princípios de acesso aprovados e nos resultados das respetivas competições continentais de clubes, já estão definidos os seguintes clubes:
África, com 4 times
Vagas para campeões (Liga dos Campeões da CAF) 3 times
2020/21 e 2022-23: Al Ahly SC (Egito)
2021/22: Wydad AC (Marrocos)
2023/24: a confirmar
Vaga via ranking 1 time a confirmar
Ásia, com 4 times
Vagas para campeões (Liga dos Campeões da AFC) 3 times
2021: Al Hilal SFC (Arábia Saudita)
2022: Urawa Red Diamonds (Japão)
2023/24: a confirmar
Via ranking 1 time a confirmar
Américas Central e do Norte e Caribe, com 4 times
Vagas para campeões (Copa dos Campeões da Concacaf)
2021: CF Monterrey (México)
2022: Seattle Sounders FC (Estados Unidos)
2023: Club León (México)
2024: a confirmar
América do Sul, com 6 times
Vagas para campeões (Copa Libertadores) 4 times
2021: SE Palmeiras (Brasil)
2022: CR Flamengo (Brasil)
2023: Fluminense FC (Brasil)
2024: a confirmar
Vagas via ranking 2 times a confirmar.
A vaga final será atribuída a um clube do país anfitrião.
Europa, com 12 times
Vagas para campeões (Liga dos Campeões da UEFA) 4 times
2020/21: Chelsea FC (Inglaterra)
2021/22: Real Madrid CF (Espanha)
2022/23: Manchester City FC (Inglaterra)
2023/24: a confirmar
Vagas via ranking 8 times
FC Bayern München (Alemanha)
Paris Saint-Germain FC (França)
FC Internazionale (Itália)
FC Porto (Portugal)
SL Benfica (Portugal)
10. A confirmar
11. A confirmar
12. A confirmar
Oceania, com 1 time
Via ranking – Auckland City FC (NZL)*
* Embora a edição de 2024 da Liga dos Campeões da OFC ainda não tenha sido disputada, das equipes que podem competir, não há possibilidade matemática de qualquer uma ultrapassar o Auckland City FC com base nos pontos conquistados pelo time durante o período de classificação.
COPA INTERCONTINENTAL DA FIFA SERÁ DISPUTADA A PARTIR DE 2024
Aprovada em março, a competição anual de clubes será chamada oficialmente de Coupe Intercontinentale de la Fifa (Copa Intercontinental da Fifa), disputada anualmente a partir de 2024.
O torneio vai apresentar todos os campeões das principais competições de clubes da confederação e terminará com uma final entre os vencedores da UEFA Champions League e os ganhadores de um play-off intercontinental entre clubes das demais confederações.
A partida deverá ser realizada em local neutro, de acordo com o conselho da organização. A Copa Intercontinental da FIFA compreenderá as seguintes etapas:
Etapa A: Disputada em duas fases. De forma alternada, os campeões da África ou da Ásia jogarão em seu estádio contra os vencedores da Oceania durante a primeira fase. Os vencedores da rodada enfrentarão os vencedores da África ou da Ásia na fase final.
A primeira edição definirá um representante africano ou asiático na primeira rodada por sorteio, e os mandos de campo serão divididos de modo que cada equipe jogará uma partida em seu estádio.
Etapa B: Os vencedores da Copa dos Campeões da Concacaf enfrentarão os vencedores da Copa Libertadores em jogo único no estádio de um dos clubes, a ser determinado por sorteio.
Play-off: Os times vencedores nas etapas anteriores vão se enfrentar nos dias que antecedem a final, no mesmo palco neutro.
Final: Os ganhadores do play-off vão enfrentar o vencedor da Liga dos Campeões da UEFA numa sede neutra. Quem vencer será o campeão.
Para a edição inaugural da competição em 2024, as primeiras etapas serão agendas pela Fifa após consulta com os clubes e as confederações. O play-off será realizado em 14 de dezembro, em sede neutra, e a final acontecerá no dia 18 do mesmo mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE