Vai até a próxima segunda-feira (11), as inscrições para o Prêmio Cultura Viva: construção nacional do hip hop 2023. O projeto vai premiar agentes e núcleos culturais que promovem a preservação e a difusão da diversidade cultural brasileira, bem como a valorização das expressões culturais do Hip Hop.
Podem participar grupos/coletivos/ crews culturais e instituições privadas sem fins lucrativos, de natureza ou finalidade cultural.
Serão 325 premiações, divididas em três categorias. São 200 prêmios para pessoas físicas, no valor individual bruto de RS 15 mil; grupos/coletivos e crews receberão 75 prêmios, no valor individual bruto de R$ 20 mil.
Serão 50 prêmios, no valor individual bruto de RS 30 mil para instituições privadas sem fins lucrativos de natureza ou finalidade cultural. O investimento total será de R$ 6 milhões.
Segundo a diretora de Promoção da Diversidade Cultural do MinC, Karina Gama, as oficinas desempenham um papel crucial ao esclarecer o edital, oferecendo orientações práticas, dúvidas e, buscando tornar o processo da inscrição mais acessível.
“Isso não apenas aumenta a participação, mas também fortalece a qualidade das propostas, garantindo que a cultura Hip-Hop esteja integrada à Política Nacional Cultura Viva, uma importante porta de acesso para o fomento às suas ações culturais que são de base comunitária”, explica a responsável.
As inscrições podem ser realizadas pelo site mapascultura.gov.br. Em caso de dúvidas, o candidato deve entrar em contato pelo e-mail [email protected].
O edital conta com o apoio do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte).